NOTÍCIAS

Projeto de titânio no Rio Grande do Sul recebe licença ambiental até junho

7 de março de 2016

O processo de licenciamento do projeto, que pretende extrair ilmenita, rutilo e zircão, começou em 2011 e está em análise pelo Ibama

O presidente da Rio Grande Mineração (RGM), Luiz Augusto Bizzi, afirmou que espera obter a licença ambiental prévia do projeto Retiro, em São José do Norte (RS), antes do fim do primeiro semestre desde ano. O processo de licenciamento do projeto, que pretende extrair ilmenita, rutilo e zircão, começou em 2011 e está em análise pelo Ibama.
 
"Uma vez tendo a licença ambiental, podemos ultimar a nossa estruturação financeira", afirmou o executivo. A ilmenita, que é um óxido natural de ferro e titânio (FeTiO3), é utilizada na pigmentação de tintas com aplicação em plásticos, papéis e alimentos; o rutilo como elemento para solda; e o zircão é utilizado, principalmente, em refratários.
 
Segundo Bizzi, a implantação da mina deve ocorrer em 2017, mesmo que ano do início da produção. O investimento estimado na fase inicial do projeto é de R$ 400 milhões, com mais R$ 800 milhões na segunda etapa. 
 
A segunda fase do empreendimento deve começar entre 2018 e 2019, com capacidade plena de produção em 2020. A perspectiva do projeto Retiro é produzir 250 mil toneladas ao ano, aumentando depois para 500 mil toneladas. Durante a implantação do empreendimento, serão gerados cerca de 1,5 mil postos de trabalho. Em operação, o projeto terá até 350 empregados.
 
Especialistas projetam escassez de minério de titânio, no mercado global a partir de 2018. "Se isso acontecer, o mercado estará muito favorável, receptivo ao nosso produto", declarou o presidente da Rio Grande Mineração.
 
A área mineralizada onde serão desenvolvidas as atividades de lavra do projeto Retiro tem cerca de 4,9 mil hectares e se estende por uma faixa de, aproximadamente, 1,5 quilômetro de largura e 30 quilômetros de extensão, ao longo da zona rural de São José do Norte (RS).
 
A RGM é controlada indiretamente pela Mineração Santa Elina, empresa do setor de mineração fundada em 1976, que explora e produz ouro, cobre, níquel, manganês em vários Estados brasileiros.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



ANM realiza workshop de Segurança de Barragens de Mineração

20 de abril de 2022

A Agência Nacional de Mineração (ANM) realiza nesta quarta-feira, 20/4, às 15h, o ‘Workshop de Segurança de Barragens de Mineração:…

LEIA MAIS

CBMINA: especialistas debatem a evolução da legislação de barragens na mineração

3 de maio de 2021

Os métodos de monitoramento e a implantação de medidas de segurança de barragens pelo setor mineral brasileiro avançaram consideravelmente nos…

LEIA MAIS

IBRAM defende projetos de inovação apoiados pelo BNDES

27 de abril de 2023

Em nota divulgada nesta 5ª feira, 27/4, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) manifesta o seguinte: Não existe no mundo…

LEIA MAIS