NOTÍCIAS

Projetos de pesquisa receberão 40 milhões em investimentos

18 de setembro de 2014

Edital para apoio de projetos de pesquisa que contribuem para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação de várias áreas está aberto e engloba áreas ligadas à mineraç&

rn

Edital para apoio de projetos de pesquisa que contribuem para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação de várias áreas está aberto e engloba áreas ligadas à mineração.

rn

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) publicou chamada pública para seleção e financiamento de projetos de pesquisa que contribuem para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. As inscrições podem ser feitas via Plataforma Carlos Chagas até 23 de outubro. Serão investidos R$ 40 milhões, distribuídos em 27 áreas de interesse.

rn

A iniciativa realizada em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) integra a política de inovação e educação tecnológica da rede federal para o fomento da formação de recursos humanos qualificados.

rn

Para orientar a elaboração de propostas, a chamada pública relaciona áreas de interesse como aeroespacial e defesa, alimentos, biotecnologia, energias renováveis, gastronomia, mineração, indústria naval, construção civil, energia, tecnologias etnoeducacionais em terras indígenas.

rn

As propostas selecionadas terão 24 meses de duração. O investimento global será de R$ 40 milhões, distribuídos em parcelas nos anos de 2014, 2015 e 2016.

rn

Áreas contempladas

rn

O apoio governamental é destinado a quatro linhas de pesquisa.

rn

· A primeira se dirige à pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação que visem à solução de problemas do setor produtivo.

rn

· A segunda, em melhoria contínua e no aumento da competitividade de empresas, associações e cooperativas. No caso desses dois itens, as empresas beneficiárias devem contribuir com, no mínimo, 10% do valor da verba pública empregada.

rn

· A terceira linha é a preparação de estudantes da educação profissional dos institutos federais para competições de conhecimento e competências técnicas de abrangência regional, nacional e internacional.

rn

· A quarta seleciona projetos elaborados e executados por professores com a participação obrigatória de alunos de cursos técnicos, com foco na solução de problemas de natureza institucional, empresarial ou comunitária.

rn

Requisitos

rn

 Para apresentar projeto, o candidato deve cumprir uma série de requisitos, tais como:

rn

· Ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes e atualizado;

rn

· Ser professor, pesquisador, servidor técnico, desde que vinculado a um dos 38 institutos federais de educação profissional e tecnológica presentes em todos os estados e no Distrito Federal;

rn

· No caso de servidor aposentado, o profissional precisa comprovar na Plataforma Lattes que mantém atividade acadêmico-científica e apresentar declaração da instituição executora do projeto concordando com sua participação.

rn

As propostas podem ser apresentadas até 23 de outubro deste ano.

rn

Financiamento

rn

 Os recursos desta chamada pública se destinam ao custeio, capital e bolsas. O custeio compreende itens como material de consumo, serviços de terceiros, passagens e diárias; a verba para capital é destinada a equipamentos, material permanente e bibliográfico.

rn

 As bolsas têm quatro modalidades: desenvolvimento tecnológico e industrial (DTI), extensão no país (EXP), apoio técnico em extensão no país (ATP) e iniciação tecnológica e industrial (ITI).

rn

Clique aqui e acesse o edital na íntegra.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto com informações do MEC

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



27 de novembro | Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho

27 de novembro de 2018

Claudia Pellegrinelli, engenheira de segurança do trabalho, está à frente do Programa de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MINERAÇÃO) desde…

LEIA MAIS

Consulado da Dinamarca realiza workshop sobre soluções sustentáveis para a mineração

20 de dezembro de 2021

O Consulado Geral da Dinamarca realizou nesta quarta-feira, 15/12, o Danish Day: Sustainable Mining. O workshop online promoveu a troca de…

LEIA MAIS

IBRAM anuncia os vencedores do Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil 2022

28 de novembro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) revelou na última terça-feira, 22, no escritório em Belo Horizonte (MG) os grandes vencedores…

LEIA MAIS