A VLI iniciou, no primeiro trimestre deste ano, o transporte de manganês pelo Corredor Centro-Norte da companhia. A movimentação do produto foi estabelecida por meio de um contrato firmado com a Mineração Buritirama,
A VLI iniciou, no primeiro trimestre deste ano, o transporte de manganês pelo Corredor Centro-Norte da companhia. A movimentação do produto foi estabelecida por meio de um contrato firmado com a Mineração Buritirama, sociedade anônima controlada pelo grupo Bonsucex Holding, que tem instalações industriais de lavra e beneficiamento em Marabá (PA).
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Trens da VLI transportam a carga do entreposto da cidade paraense até o Porto do Itaqui (MA), passando pela Estrada de Ferro Carajás (EFC) por meio de contrato de capacidade assinado com a Vale. Nesse fluxo operacional, cada composição férrea é formada por aproximadamente 50 vagões. O manganês segue em navios para outras cidades do litoral brasileiro e também para Europa, Ásia e Estados Unidos.
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Trata-se de uma carga estratégica para a VLI, pois o crescimento do volume movimentado consolida as operações da empresa como alternativa para o desenvolvimento do potencial de transporte e negócios da região. “A busca por parcerias com novos clientes é uma das nossas frentes de trabalho”, pontua o diretor Comercial da VLI, Fabiano Lorenzi.
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Uma operação concluída em janeiro marcou o início da movimentação do produto. Desde então, cerca de 50 mil toneladas do insumo foram transportadas até o Porto do Itaqui por 20 trens. Dois navios já partiram do litoral maranhense levando manganês e, de acordo com a VLI, uma terceira embarcação realizará uma nova operação nas próximas semanas.
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A expectativa é que sejam movimentadas 500 mil toneladas do produto por ano, volume que pode aumentar futuramente. O contrato tem vigência de dez anos, com possibilidade de prolongamento por mais dez.
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Fonte: Tecnologística
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